Jump to content

Língua Escrita x Língua Falada.


OdeioParasita

Recommended Posts

O fórum é local de aprendizagem para além das loterias.

 

Uma pessoa que gosta de aprender, ao perceber que todos escrevem “O 4 deve vir no próximo sorteio”, pergunta para si mesma: Deve vir?

 

Então, faz a seguinte pesquisa no Google: Deve vir ou deve vim?

 

Pronto! Mais um conhecimento adquirido. Depois de aprendido, só erra quem quer errar.

 

Edited by OdeioParasita
Correção em vermelho.
  • Like 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Corrigir erros gramaticais dos outros pode ser considerado preconceito linguístico, que caminha lado a lado com todos os demais tipos de preconceitos. Se você compreendeu a mensagem, não seja vacilão e pare de uma vez por todas de corrigir os outros!

  • Like 1
  • Haha 3
Link to comment
Share on other sites

Em qualquer das situações, se estiver errado é o corretor ortográfico e nunca eu. Já não me incomodo mais com isso, vez ou outra corrijo os apontamentos do corretor ortográfico em algum texto.
O meu desleixo na escrita começou na reforma ortográfica, nunca mais me preocupei e a falada então, dio mio., avacalhei de vez.
Obs. Meus netos, eu corrijo sempre.
 

 

  • Like 3
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Hilário é quando um membro cria um novo nickName, mas comete os mesmos erros peculiares no apelido novo, se autodenunciando. 🤣

 

Tinha um membro antigo aqui no fórum que criou uns 5 nicks diferentes, mas todos eles escreviam “aliais” em vez de aliás. Aliás, é muito difícil conseguir disfarçar o estilo da escrita. O @ON aia B, por exemplo, quando ele voltou disfarçado de BoniAA60, no primeiro post, todos deram um sorriso e expressaram: O Baiano voltou. 😎

  • Like 2
  • Haha 4
Link to comment
Share on other sites

Há um bom tempo atrás tinha um cara aqui no fórum que escrevia muito mal.

Zoaram tanto o cara que até sugeriram uma loteria que sorteasse dicionários...

 

Sendo bem honesto eu até ri bastante nesse dia... mas ri aqui "em particular", sem expressar nada no fórum.

 

Na real acho que esse cara tinha umas ideias muito boas sobre loterias... pena que ele foi embora... ou realmente aprendeu bastante como escrever corretamente...🤣🤣🤣🤣🤣🤣...

 

Também não vou negar que estou rindo muito agora, ao relembrar a situação mas, acreditem ou não, é com muito respeito a esse sujeito (que eu considerava e ainda considero muito...)...🤣🤣🤣...

 

😎

...

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, OdeioParasita disse:

 

Tinha um membro antigo aqui no fórum que criou uns 5 nicks diferentes, mas todos eles escreviam “aliais” em vez de aliás. Aliás, é muito difícil conseguir disfarçar o estilo da escrita. O @ON aia B, por exemplo, quando ele voltou disfarçado de BoniAA60, no primeiro post, todos deram um sorriso e expressaram: O Baiano voltou. 😎

Todos? Apenas 1 que eu me lembre. Inclusive, enviei uma mensagem privada para que ele não abrisse o bocão. 😀

Algum tempo depois eu me revelei porque aquilo me incomodava. Mais pelo fato de não poder me expressar como "o Baiano" do que qualquer outra coisa, já que eu havia sido banido do fórum. 😀 Esse lance de participar com vários apelidos é coisa de quem necessita de algum tipo de validação. Um tal milagreiro da Lotomania, eu mesmo identifiquei um montão de vestígios que o denunciavam como o mesmo participante por detrás de apelidos diferentes. Ele continua por aí...................😀

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

40 minutos atrás, Wata disse:

Há um bom tempo atrás tinha um cara aqui no fórum que escrevia muito mal.

Zoaram tanto o cara que até sugeriram uma loteria que sorteasse dicionários...

😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀 Hehehehehehehehehehehehe..............não tem como não rir muito disso aí. Ahahahahahahahah. 😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀

  • Like 2
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

@Wata, realmente aqui no fórum havia um indivíduo com alta capacidade sináptica para a lógica, mas que maltratava a gramática. Se for quem eu estou pensando (Havia vários com essa característica), ele aprendeu a escrever o texto primeiramente no Word para remover os erros mais grosseiros. Hoje ele passa batido na multidão, mas continua por aqui. Inclusive, há muitos anos eu sugeri que ele usasse o corretor do Word e ele agradeceu a sugestão.

  • Like 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Alguns membros eu creio que escrevem o texto primeiramente num embaralhador de palavras aleatórias antes de publicar.

 

Então, o texto fica assim:

 

Forumeirareiros com crendices expúrias, exóricas e exorádicas de palavras atentórias embaruladas numa emoção pública de publicar o público.

  • Like 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Visto que não falo italiano, eu sou mero expectador do fórum https://wheels.forumcommunity.net/. Cada um é cada um, mas eu fico envergonhado de escrever errado. Por ter vergonha, creio que a minha escrita evolui, porque procuro aprender.

 

Já no fórum https://groups.google.com/g/rec.gambling.lottery eu me arrisco a fazer perguntas em inglês, mas geralmente sou solenemente ignorado. 🤣 Fórum é coisa de patota e penetras não são bem vistos. 😀

  • Like 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

22 horas atrás, OdeioParasita disse:

Alguns membros eu creio que escrevem o texto primeiramente num embaralhador de palavras aleatórias antes de publicar.

 

Então, o texto fica assim:

 

Forumeirareiros com crendices expúrias, exóricas e exorádicas de palavras atentórias embaruladas numa emoção pública de publicar o público.

as vezes pode ser problema , eu mesmo tenho o problema de pensar e escrever uma palavra antes da outra ou mais comumente com as letras misturadas quando uso o teclado e tem dedo que é mais rápido que o outro, sobre acentuação dificilmente eu coloco ou volto para corrigir
mas pode sim ser alguma dificuldade , eu mesmo tbm tenho o problema de esquecer como se escreve até palavras simples que uso muito , sempre tive problemas com o português tanto que repeti a 5ª serie por causa do portugues e nem completei a 6ª tendo que sair do colegio para trabalhar como servente de pedreiro  , sei que tem gente que desleixou com o portugues tanto falado quanto escrito, mas para muitos é por fator de limitação, que pode ser tanto dos estudo quanto de fisicos ou mental , a dislexia tbm pode ser um fator que tem varios graus de acometimento , nao foi o meu caso eu gaguejava e tinha problemas de pronunciar as palavras "ainda tenho um pouco" e isso me dificultava e ainda dificulta decodificar as entonações das palavras e suas silabas
então antes de criticar a forma que alguem escreve ou fala é bom saber como a pessoa chegou nesse ponto
tbm tem o fato que na internet por motivos de velocidade acaba se  escrevendo errado e deixando assim mesmo

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sim, é um assunto delicado. Em se tratando de pessoas normais, o desleixo com a escrita é o cartão de visitas com o qual a pessoa se apresenta e se torna uma marca indesejada. Porém, quando o problema tem origem em alguma disfunção sobre a qual a pessoa não tem controle, uma tentativa de ajuda é inócua, pois não há como corrigir.

 

Eu, particularmente, gosto de ser corrigido. Porque tenho consciência que a correção faz parte do processo de aprendizagem. Pois não erro por desleixo, só erro se não sei. Assim, só posso aprender se alguém me corrigir. Quando o conhecimento adquirido é fruto de uma correção alheia, o grau de retenção na memória é maior. É difícil esquecer aquilo que se aprendeu dessa forma.

 

Eu tento fazê-lo com bom humor, para que a correção não tenha conotação de constrangimento, mas nem sempre dá certo. Esse caso é um exemplo de fracasso, por exemplo. Apesar do fato de nenhum dos indignados ter problemas para conjugar o verbo vir. Só estão agindo como corretores do corretor.

 

Há toda uma carga cultural envolvida. Porém, a discussão é muito mais ampla. O que pode ser corrigido? O que não pode ser corrigido? No mundo moderno há certa apologia da ignorância. A ignorância não deve ser corrigida, tem que ser politica e socialmente preservada. Os estudantes não precisam mais demonstrar que aprenderam para evoluir no sistema educacional.

 

Outro dia corrigi um membro que acreditava que houvesse um fechamento 20-15-11-15=1 (100%). Não existe tal fechamento. Provavelmente a correção foi interpretada como ofensa. Se eu tivesse equivocado dessa forma, eu gostaria que alguém me corrigisse.

 

Dito isso: Quando eu errar, por favor, corrijam-me. Pois em vez de procurar uma muleta para apoiar o meu erro, eu prefiro aprender. Questão de preferência pessoal. Putz! Que textão.

 

PS: Acho a opção quote em posts aqui no Boteco’s é privilégio de membros VIPS. Essa opção não aparece para mim no Boteco’s.

Edited by OdeioParasita
Correção em vermelho.
Link to comment
Share on other sites

21 minutos atrás, OdeioParasita disse:

Porém, quando o problema tem origem em alguma disfunção sobre a qual a pessoa não tem controle, uma tentativa de ajuda é inócua, pois não há como corrigir.

eu repeti a 5ª serie por causa da professora de portugues , ela veio com um papo para minha mae que iria me ajudar com meu problema, nas outras materias eu ia bem,  só que eu fazia até fonometria na epoca e nao creio que eu tenha tido problemas de concordância nem de interpretação de textos , gostava de ler, mas me enrolava na palavras, nas outras materias eu ia bem
a merda da professora me fez repetir e nem trabalhou no colegio no ano seguinte, e eu que já comecei a estudar tarde acabei desanimando no processo e nao me esforcei para continuar estudando enquanto trabalhava

bem, atualmente está bem complicado, existem muitos erros banais onde a pessoa realmente nao sabe escrever a palavra certa ou dar uma logica na frase , outros erros pela complexidade do protugues , eu aprendo muita coisa na internet"pena que logo esqueço"
nao me importo quando me corrigem , mas acho que a maioria dos erros é falta de atenção ou pq nao estamos nem aí mesmo para consertar , ou até pelos motivos expostos

mas tbm nao acho que vale a pena ficar a sair corrigindo os erros de todo mundo na internet
acabamos pegando vicios de linguagem com a internet, tipo se ficamos a acompanhar muitas paginas de pt Portugal ou em espanhol  "espanhol eu consigo ler mas na hora de escrever nao lembro uma palavra"

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Como perder o vício de corretor “vacilão” depois de trabalhar durante quase 5 décadas como professor de adolescentes? 🤣🤣

 

Ser xingado de “vacilão” é elogio para mim. Aliás, mudaram o significado da gíria “vacilar”. Antes, “vacilão” era quem cometia vacilos (equívocos, “manotas”, erros, etc.). Agora “vacilão” é quem corrige. OK. Não brigo com o dicionário ou evolução da língua.

 

Até a minha mãe de 98 anos de idade foi xingada. Na hora de xingar a minha mãe a gramática é impecável. 😂🤣😂😂😎:rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

se o assunto é errar, é comigo mesmo :) 

 

até os 10 anos, só conseguia falar balata ( tipo cebolinha )

 

finalmente aos 10 aprendi falar barata, dei pulos de alegria

 

esta minha língua presa, não me permite falar tudo o que quero e corretamente, por isto, falo só 10% de todo o meu potencial :) 

 

e tem gente que reclama que eu falo muito !

Link to comment
Share on other sites

Na adolescência tive um amigo de escola que não conseguia pronunciar o R. Naturalmente recebeu o apelido de Cebolinha.

A professora perguntava: - Petróleo tem acento onde? A turma inteira respondia em uníssono: - No TLÓ.

O Cebolinha era o camisa-10 do time, era o rei do pedaço. Bonito, bom de bola, charmoso e a língua presa fazia o maior sucesso com as meninas. Todos queriam ser como o Cebolinha.

Link to comment
Share on other sites

sei bem o que é contar tles !

 

eu não consigo falar nada que tenha DR e TR juntos....

 

e a pior coisa é falar ao telefone, não me entendem...

 

disse pra moça do outro lado da linha nove - um - tles - tles

 

ela entendeu, nove - um - seis - seis

 

eu disse não é seis seis, é tles tles

 

de novo ela não entendeu, pensei, o negocio é matematica !

 

nove - um - um mais dois - um mais dois

 

então ela disse, ah tá

 

nove - um - doze - doze !!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...